Conexões|Connections

Read it in English

Um dos exercícios que vínhamos fazendo no Grupo Litura (UFMG) é o que chamamos de “Conexões”. Nessa prática, criamos uma sensação de conexão entre partes, principalmente entre centro e periferia, com o auxílio do toque de outra pessoa em partes específicas do corpo.  A partir dessa sensação, improvisamos.

Lembro que já em seu primeiro texto, O mundo do dançarino, publicado em alemão em 1920, Laban já comentava sobre essa interdependência entre as partes do corpo. A partir de suas próprias experiências realizando, ensinando e observando o movimento, ele percebia que, mesmo que realizássemos um gesto de uma parte isolada do corpo, havia uma mudança de tensão no corpo todo. A consciência aguçada de Laban sobre essa integração criou bases para o que Hubert Godard mais tarde chamou de pré-movimento: pequenos ajustes do peso corporal que realizamos quando nos movemos e que estão intimamente conectados aos nossos afetos.

Assim, além de exercícios respiratórios e da própria deriva meditativa, esta semana resolvi explorar as tais “Conexões” em meu corpo, mesmo estando sozinha. Deitada, comecei minha prática levando, primeiramente, a atenção para a respiração. Especialmente no momento da expiração fui me aprofundando na sensação do peso do meu corpo no chão. Em seguida, mantive a respiração consciente e fui mapeamento/percebendo as diferentes regiões do corpo: os três principais volumes em sua linha central – pélvis, peito, cabeça -, e então as regiões mais periféricas – braços e pernas, especialmente pés e mãos.

Para mim, parte fundamental desse processo de reconhecimento é se abrir para a percepção do corpo em seu peso e volume, assim como se abrir para um certo “dentro” do corpo nesse exercício de consciência [e aqui a consciência da respiração ajuda muito].

Sinto que cada vez que faço esse tipo de exercício é como se eu descobrisse novas e infinitas redes corporais. Essas redes têm a ver, logicamente, com meu conhecimento prévio sobre o corpo e suas estruturas anatômicas. Têm a ver também com minha própria experiência corporal, anos de prática em diversas abordagens de dança e movimento. Mas têm a ver, sobretudo, com a sensação da conexão que surge naquele momento.

Estando sozinha, deixei meu corpo criar uma espécie de diálogo em si mesmo e, então, com o espaço. Abaixo, um pouco desse movimento exploratório.

English version

One of the exercises we have been doing in the Litura Group (Belo Horizonte, Brazil) is what we call “Connections.” In this practice, we create a sense of connection between the parts of the body, especially between center and periphery, through another person’s touch on specific points of the body. From this sensation, we improvise.

I remember that already in his first text, The World of the Dancer, published in 1920, Laban already commented on this interdependence between the parts of the body. From his own experiences in performing, teaching, and observing movement, he realized that even if we make a gesture of only one part of the body, there is a change of tension in the whole body. Laban’s awareness of this integration laid the groundwork for what Hubert Godard later called pre-movement: small adjustments in body weight that we make when we move, adjustments intimately connected to our affections.

So, in addition to breathing exercises and my meditative drift practice, this week I’ve decided to explore the “Connections” in my body, even though I was alone. Lying down, I began my practice by taking, first, attention to the breath. Especially at the time of expiration I went deeper into the feeling of the weight of my body on the floor. Then I kept my conscious breathing and I started to mapping/perceiving the different regions of the body: the three main volumes in its central line – pelvis, chest, head – and then the more peripheral regions – arms and legs, especially feet and hands.

For me, a fundamental part of this recognition process is to open up ourselves to the perception of the weight and volume of the body, as well as opening ourselves to a certain “inside” of the body [and here the awareness of breathing helps a lot].

Every time I do this kind of exercise it’s like discovering new, endless body webs. These webs logically have to do with my background on body and its anatomical structures. They also have to do with my own bodily experience, years of practice in several dance and movement approaches. But they have to do, above all, with the feeling of the connection that arises during the practice.

Being alone, I let my body create a kind of dialogue in itself and then, with the outside space. Below, a little bit of my exploratory movement.

Leave a comment