A arte do diálogo|The Art of Dialogue

Read it in English

O compartilhamento de feedbacks é um dos processos mais importantes no percurso criativo e formativo de artistas. Assim, receber ou fazer críticas é parte constituinte da vida em geral, mas também um ponto muito sensível na arte. É comum associarmos esse processo à figura de um diretor, professor ou ensaiador, alguém que desempenhe, de alguma forma, um papel de liderança no processo artístico.

Contudo, seja em meu percurso como professora ou como artista (bailarina, criadora, colaboradora artística, ensaiadora, preparadora corporal), tenho buscado uma relação mais horizontal com as pessoas quando é necessário estabelecer esse diálogo.

No processo criativo em andamento de meu solo Reversa [nome provisório], essa horizontalidade tem sido exercitada a partir de trocas que demandam empatia, confiança, e amor (essa palavra que pode soar tão estranha no meio acadêmico). Amor no sentido de um cultivo relacional que envolva o respeito ao desejo e ao momento do outro. Ao mesmo tempo, trata-se de um amor que não perde do horizonte o desafio, o risco e o estímulo necessário à expansão de nossos próprios limites. Para mim, quando desejamos de fato colaborar com o aprimoramento alheio, colaborar com o percurso do outro e, por consequência, crescer junto, realmente talvez o melhor verbo para isso seja amar. Um processo amoroso se instaura.

Um dos presentes de poder estar aqui em Londres foi ter participado de workshop e palestra com a coreógrafa americana Liz Lerman, na Middlesex University. Ela abordou pontos-chave de seu Processo de Resposta Crítica, sua metodologia de feedbacks criada no início da década de 1990. Tive contato com essa metodologia no início do ano de 2017 em Salvador com minha orientadora aqui de Londres, Vida Midgelow, e desde lá fiquei encantada com o modo pelo qual um exercício ético de convívio e colaboração é instaurado.

“O que experimentei é que as pessoas saem do Processo de Resposta Crítica e não podem esperar para voltar à sala de ensaio. Essa é minha definição de um bom feedback.”, diz Liz Lerman. Mas, o que é necessário para que o artista deseje continuar a desenvolver seu processo? Talvez, a necessidade de explorar novas perguntas… Talvez ter percebido em seu processo um aspecto novo, outra referência, uma qualidade, e a possibilidade de dar um passo a mais. Ou, talvez, ter vislumbrado uma saída para um problema.

O Processo de Resposta Crítica de Lerman (que gerou apropriações e extrapolações por parte de diversos artistas no mundo) instaura um exercício colaborativo de feedbacks que põe em diálogo artista(s), críticos (responders) e facilitador. A partir de quatro etapas, o processo é centrado no que o(s) artista(s) mostra(m) e no que eles desejam aprimorar, bem como no processo de filtragem de opiniões baseadas em gosto. Instaura-se então um exercício de apontamentos e perguntas mais neutras, baseadas no reconhecimento de questões específicas que acontecem na obra em processo e não no que o crítico quer que a obra seja.

Desse modo, é possível valorizar o percurso do artista e ajudá-lo a chegar a suas próprias conclusões que, por sua vez, podem instigá-lo a buscar novas metodologias criativas, ajustes ou explorações para questões específicas de seu processo. Ao mesmo tempo, quem critica a obra e facilita o processo também pode aprimorar sua capacidade de leitura, compreensão e diálogo, o que torna a metodologia de Lerman em um potente exercício artístico formativo.

English version

Sharing feedback is one of the most important process in the creative and formative journey of artists. Thus, to receive or give critics is part of life in general, but also a very sensitive point in art. It is common to associate this process with the figure of a director or teacher, someone who plays any kind of leadership role in the artistic process.

However, in my career as teacher and artist (dancer, creator, artistic collaborator, rehearser), I have sought a more horizontal relationship with people when it is necessary to establish this dialogue.

In the ongoing creative process of my dance solo Reversa [provisory name], this horizontality has been exercised from exchanges that demand empathy, trust, and love (that word that may sound so strange in the academic context). Love in the sense of a relational cultivation, respect for the other’s desire, respect for the other’s moment in which, at the same time, is necessary to provoke some challenge, so the stimulus on the expansion of our own limits is not lost. For me, when we want to see the improvement of others, when we really want to collaborate with each other’s path and, consequently, grow together, maybe the best verb for that is, in fact, to love. A loving process sets in.

One of the gifts to be here in London was to have participated in Liz Lerman’s workshop and lecture at Middlesex University. She addressed key points about her Critical Response Process, a feedback methodology created by the American choreographer in the early 1990s. I’ve got in contact with this methodology in early 2017 in Salvador with my advisor here in London, Vida Midgelow. Since then I have been enchanted by the possibility to create an ethical exercise of coexistence and collaboration.

“What I experience is that people get up from Critical Response and they cannot wait to go back into the studio. That is my definition of good feedback.”, says Liz Lerman. But, what is necessary for the artist to continue to develop his/her own process? Perhaps, the need to explore new questions… Or just the fact of became aware of a new aspect in the process, a quality, and the possibility of taking one step further. Or, perhaps, the glimpse of a way out of a problem.

Lerman’s Critical Response Process (which has generated appropriations and extrapolations by various artists in the world) establishes a collaborative feedback exercise that brings together artists, responders and facilitators into dialogue. From four steps, the process is focused on what the artist(s) shows and what they want to enhance. It is important to bring more neutral questions and statements as possible, based on the recognition of specific issues occurring in the work in process. In this way, the exercise is not about the responders opinions or even about what they want to see in the work. Actually the feedback process helps to articulate and highlight what the artist shows and wants to know.

So it is possible to value the artist path and help him to come to his own conclusions, which in turn can instigate him to seek out new creative methodologies, adjustments or explorations for specific questions. At the same time, those who criticize (the responders) the work and facilitate the process can also improve their ability to read, understand and dialogue, which makes Lerman’s methodology a potent artistic and formative exercise.

One thought on “A arte do diálogo|The Art of Dialogue

Leave a comment