Girando|Whirling

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“Os desenhos visíveis da dança podem ser descritos em palavras mas seu significado mais profundo é verbalmente inexprimível.”, disse Laban. E hoje me encontro na realmente difícil tarefa de escrever sobre uma complexa e intensa experiência. Começo então assumindo a insuficiência das palavras mas, ao mesmo tempo, a necessidade delas, mesmo onde elas deixam buraco.

A primeira surpresa

Em um evento acadêmico sobre performance, filosofia e sufismo na Universidade de Surrey na Inglaterra, tivemos uma tarde inteira para estar junto a um grupo de experientes praticantes sufistas e músicos – Azize Guvenc, Emre Basaran e Faridah Sayeed. Com eles, foi possível ouvir e conversar sobre o Sufismo como uma prática espiritual complexa, ascetismo baseado em sabedoria muito antiga de origem árabe islâmica. Mas foi possível também meditar, cantar e dançar como formas sagradas de conexão conosco, com outros, com algo maior que nós – força divina.

Aqui, a surpresa está em sair do discurso sobre filosofia como “amor à sabedoria” (em sua origem etimológica, como belamente lembrou o Professor Cosimo Zene), amor à sabedoria que todos os povos praticaram e desenvolveram, e de fato abraçar e dar voz a algo que poderia ser diminuído como mero “misticismo”. (não que a palavra misticismo tenha um problema em si mesma; o problema que vejo está no modo como a palavra é utilizada para desmerecer outros tantos modos de conhecer e estar no mundo)

O turbilhão

Algumas horas foram dedicadas a ouvir poesias, canções tocadas em lindos instrumentos musicais, como flauta dupla, flauta de junco, tambor e instrumentos de corda que agora não vou saber o nome… Praticamos alguns gestos e fizemos pequenas danças circulares, cantamos alguns mantras. Por último, realizamos os conhecidos giros sufis, conhecida como dança dervixe propriamente, uma forma intensa de meditação em movimento e de “purificação”.

Aqui, é importante lembrar que os giros são apenas uma parte do Sema ou Sama, que é a cerimônia tradicional completa no Sufismo e que, também, Sema significa “ouvir”, “escutar”.

Os músicos tocariam por 40-45 minutos. Fomos instruídos sobre as formas dos giros, como iniciar o processo, como terminar, e que deveríamos abrir a escuta para a necessidade de acelerar ou desacelerar os giros, bem como para a necessidade de finalizar o processo. Os adeptos do Sufismo podem chegar a girar por horas seguidas alcançando um estado completamente diferente de percepção da vida e conexão com o cosmos. Mas tempo e experiência não são equações matemáticas definidas ou definitivas. Sei que o que vivi, girando por pouco tempo, foi extremamente impactante e, ainda agora, inexplicável (como quando fiz o Sudarshan Kryia pelas primeiras vezes guiado pelo mestre Ravi Shankar, em algumas experiências com vibração-contenção-fluxo ou com os “três estados da matéria” junto à Carla Normagna, ou ainda, com a própria prática que venho desenvolvendo, a deriva meditativa.)

Para palavras insuficientes: uma dança

Beijo o chão e vejo como sou pequena
Reverencio o que representa a figura do mestre:
o desabrochar de uma sabedoria
conexão ampla com tudo o que existe
Retorno à vertical, recolhida
Respiro de olhos fechados
Há música circulando o espaço, som
Há outros comigo girando devagar
Assim como devagar meus braços se abrem
Uma mão que recebe, a outra que doa
Uma ao céu, outra à terra
E o espaço que começa a girar
Vejo sombras, bons fantasmas que me acompanham em círculos
E meus olhos estão por todo lado, semi-cerrados
enquanto o vento entra em meu corpo
Não há tempo, só corrente
Energia que faz pesar meus braços
Uma carga maior do que acho poder suportar
Mas apenas continuo
Meu corpo continua, não meu desejo
E entro em uma maravilhosa inércia
Impulso irrefreável, inextinguível
Quem está a coordenar meus giros?
Quem está girando, eu ou o mundo?
Entro em um turbilhão de sensações
e os braços a pesar, o peito vibrando
Devagar vou voltando ao ponto de partida
E quando eu paro tudo continua
Novamente beijo o chão e não sei onde estou
Há o suor e há uma intensa vibração interna
E depois, algumas lágrimas
Vontade de ficar no chão, ser sugada pelo chão
Mas mesmo deitar parece insuficiente
Volto para casa estranhada
Sinto-me aberta, exposta, vulnerável
Estranhamente mexida, comovida
Preciso de um fechamento
E ele vem um dia depois
Nas lágrimas que caíram quando me despedi daquelas luzes
Hannah
Faridah
Azize
Amor, amor, amor

English version

“The visible patterns of dance can be described in words, but its deeper meaning is inexpressible verbally.”, said Laban. And today I find myself in the really difficult task of writing about a complex and intense experience. I begin by assuming the insufficiency of words but, at the same time, their necessity, even where they leave a gap.

The first surprise

At an academic event on performance, philosophy and Sufism at the University of Surrey in England, we had a full afternoon to be with a group of experienced Sufi practitioners and musicians – Azize Guvenc, Emre Basaran and Faridah Sayeed. With them, it was possible to hear and talk about Sufism as a complex spiritual practice, asceticism based on ancient wisdom of Arab Islamic origin. But it was also possible to meditate, sing and dance as sacred forms of connection with ourselves, with others, and with something greater than ourselves – divine force.

Here, the surprise lies in put in practice the original meaning of the word philosophy. “To love the wisdom” (the etymological origin of the word philosophy, as Professor Cosimo Zene beautifully recalled), it is a practice that all the cultures systematically developed. And those days I could see people embracing and giving voice to something that could be diminished as mere “mysticism.” [and it is important to notice here that the word mysticism does not has a problem in itself, the problem I see is in the way the word is used to undervalue so many ways of knowing and being in the world]

The whirlwind

A few hours were devoted to listening to poetry, songs played on beautiful musical instruments such as double flute, reed flute, drum and string instruments that now I do not know the names… We practiced some gestures and made small circular dances, we sang some mantras. Finally, we perform the well-known Sufis whirlings, known as the dervish dance itself, an intense form of movement-meditation and “purification.”

Here it is important to remember that the whirling is only a part of the Sema or Sama, which is the complete traditional ceremony in Sufism and that, too, Sema means “listening”.

The musicians would play for 40-45 minutes. We were instructed about the forms of the whirling, how to start the process, how to finish, and how we should open the listening to the need to accelerate or slow down the spins, as well as to the need to finalize the process in our own time. Practitioners of Sufism can whirl for hours at a time to a completely different perception state of life and connection to the cosmos. But time and experience are not definite or mensurable by mathematical equations. I know that what I have experienced for a short time has been extremely strong and yet inexplicable (as when I first made Sudarshan Kryia guided by Sri Sri Ravi Shankar, in some vibration-containment-flow experiments or with the “three states of matter” exercise with Carla Normagna, or even with the practice I have been developing, the meditative drift.)

For insufficient words: a dance

I kiss the floor and I see how small I am
I bow to what the master figure represents:
the blossoming of a wisdom
broad connection with everything that exists
Return to vertical, arms close to the chest
Breathing with eyes closed
There is music circling space, many sounds
There are others with me, slowly turning
Just as slowly my arms open
One hand that receives, the other hand that gives
One to heaven, one to earth
And the space that begins to spin
I see shadows, good ghosts that accompany me in circles
And my eyes are all over, half closed
while the wind enters my body – whirlwind
There is no time, only flow
Energy that makes my arms so heavy
A greater weight I think I cannot bear
But I just continue
And my body continues, not my desire.
So I enter into a wonderful inertia
Unstoppable, inexhaustible impulse
Who’s coordinating my whirl?
Who is spinning, me or the world?
It is a whirlwind of sensations
An increasing weigh in my arms, my chest vibrating
Slowly, I start to go back to the starting point.
And when I stop, everything goes on
Again I kiss the ground and I do not know where I am
There is a sweat and intense internal vibration
And then… some tears falling
I wish to stay on the floor, to be sucked by the ground
But even lying down seems insufficient
I’m going home with a strange feeling
I feel open, exposed, vulnerable
Strangely stirred, moved
I need a closure
And it comes a day later
In the tears that fell when I said goodbye to those lights
Hannah
Faridah
Azize
Love love love

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